Credenciais:




Perguntas e Respostas

Faça você também sua pergunta contato@adira.org.br


Como funcionam os métodos contraceptivos?

As diversas maneiras de ação levam à classificação dos contraceptivos. Alguns exemplos: a.Métodos de barreira – impedem o encontro do espermatozoide com o óvulo. Mais comuns são a camisinha (preservativo ou condon); o diafragma (para a mulher); a “camisinha” da mulher b.Métodos químicos: têm por objetivo imobilizar os espermatozoides – cremes vaginais c.Métodos mecânicos – visam retirar os espermatozoides – duchas, lavagens d.Anovulatórios: visam impedir a ovulação – alguns hormônios – não todos! e.Métodos de barreira cirúrgicos – laqueadura na mulher e vasectomia no homem Importante saber que há diversos métodos apresentados às vezes como anticoncepcionais que evitam a gestação, mas que podem ser abortivos: como DIU, pílula do dia seguinte, alguns feitos de hormônios sobretudo os de mais baixa dosagem ou feitos apenas de um tipo de hormônio, os progestágenos. Há outras maneiras de classificar os métodos, mas o esquema geral é este.

De: Elaboradas por alunos do ensino médio
Para: Dra. Elizabeth Kipman – Ginecologista Obstetra
O uso de ervas medicinais pode causar o aborto?

Qual tipo de medicamento que tomamos no dia-a-dia pode causar aborto em uma gestante? Em geral, não há provas muito exatas de que o uso de ervas provoque o aborto, porém há na tradição popular a crença de ervas indicadas para provocar o aborto.Por outro lado, há medicamentos que podem provocar o aborto – a lista é grande.

De: Elaboradas por alunos do ensino médio
Para: Dra. Elizabeth Kipman – Ginecologista Obstetra
No caso de uma criança de 11 anos, por exemplo, que foi estuprada.

O aborto não seria uma solução aceitável devido aos riscos morais, psicológicos e físicos à mãe? O estupro é um crime terrível, horrendo – não há nem como expressar o seu absurdo – e o responsável deve ser punido rigorosamente e, ainda mais, deve ser vigiado porque há grande possibilidade de que repita o crime. Consideremos: a. Risco físico: é lógico que aos 11 anos, ninguém deveria engravidar; porém, se engravidou, é porque havia condições físicas para isso. Os riscos físicos passam a ser praticamente iguais a qualquer gravidez se houver acompanhamento adequado de pré-natal, parto e puerpério. Ao ficar grávida, se a gravidez está transcorrendo normalmente, existe uma comunicação entre todos os sistemas do organismo para manter a gestação. Se for provocado um aborto, mesmo que seja em ambiente hospitalar e realizado por médicos, há possibilidade de grandes transtornos imediatos mas sobretudo a longo prazo conforme alguns estudos já provaram. Ou seja, o aborto provocado sempre traz um risco. b. Riscos psicológicos e morais: estes são muito importantes e dependem em parte do apoio da equipe multiprofissional e da família. Toda mulher – de qualquer idade – quando fica grávida, sabe que está levando um filho. Embora seja indesejado e lhe recorde uma violência, é 50% seu também. É um filho que está vivo e que vai ser morto. Existe um trauma também muito grande se for realizado o aborto.Existem danos psicológicos e morais na própria realização do aborto.

De: Elaboradas por alunos do ensino médio
Para: Dra. Elizabeth Kipman – Ginecologista Obstetra
Com quanto tempo de gestação o exame de sangue acusa a gravidez?

O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo). O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue (são conhecidos também como "beta"). Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue. O exame de sangue é mais preciso do que o de urina. Ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação, quando ainda faltam dois dias para a menstruação. Mas, cada organismo funciona no seu ritmo e que quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação. Pode ser que naquele mês a ovulação ocorreu mais tarde, e então a fabricação do hormônio, em caso de gravidez, também acontecerá mais tarde. O melhor é fazer o teste dois a cinco dias depois do atraso da menstruação.

De: Elaboradas por alunos do ensino médio
Para: Dra. Elizabeth Kipman – Ginecologista Obstetra


9 registros(s) - 3 Página(s) : 1 [ 2 ][ 3 ] >>