Credenciais:




Notícias   >   Atividades pró vida nas Instituições de ensino do DF

29/11/2014 07:05

No biênio 2013/14 realizou-se uma série de ações em escolas públicas do DF com vistas à educação cidadã e à defesa da vida com estudantes de Ensino Médio. A experiência inicial deu-se no mês de maio de 2013, no Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga Sul- DF. Realizou-se uma aula especial na Semana de educação para a vida, no auditório da IE supramencionada com vários grupos de alunos do turno matutino.
A aula abordou a valorização da vida e sua defesa desde a concepção, destacando-se a importância de sua preservação, os laços familiares e a prevenção contra o aborto, suas implicações e orientações embasadas no Código penal, artigos científicos, entre outros. É oportuno ressaltar que, ao final da aula, vários estudantes procuraram o palestrante da ADIRA para trocar ideias, desabafar porque já haviam praticado o aborto e, ainda, com o desejo de se engajarem na luta pró vida, recriando seus destinos.
A experiência foi muito positiva, fato em que laços foram estabelecidos com a comunidade escolar: alunos, professores, coordenadores e assistentes pedagógicos e direção. Após a aula especial, alguns professores retomaram a temática e atividades tais como a produção textual acerca da temática, debates nas aulas de sociologia e filosofia, conversa informal nas aulas de matemática e questões de estatísticas foram propostas. Além de estudo de textos nas aulas de redação e de Língua portuguesa, pesquisa em site seguros relativos ao tema. Constatou-se grande mobilização ao longo dos meses, sobretudo, a participação ativa de uma centena de estudantes na 6a Marcha Nacional da cidadania pela Vida, em junho de 2013.
Em 2014 as atividades foram retomadas e dessa vez, além dos alunos de Taguatinga foram envolvidos alunos de Brazlândia e Guará I, todos no Distrito Federal. Atividades semelhantes às mencionadas, novamente, foram realizadas pelo corpo docente.
Desta vez, a mobilização foi sendo feita, também, ao longo dos meses subsequentes e reforçada em outubro, com a finalidade de concitar os alunos e professores para a 7a Marcha. E a tarefa foi exitosa. Uma vez mais alunos e professores participaram do evento com disposição, alegria e consciência.
Ante o exposto, conclamos a todos a unirem-se a nós, para defender a vida, sempre! Capacitem-se por meio dos cursos, treinamentos e oficinas oportunizados pela ADIRA! Informem-se!